Infelizmente, a depressão está se tornando cada vez mais comum. Atualmente, milhões de pessoas convivem com a doença, muitas sem sequer terem recebido o diagnóstico. Embora a medicina confirme que a depressão nem sempre tem a ver com eventos externos (sendo ocasionada por genética, problemas com neurotransmissores, etc…), é verdade que alguns gatilhos podem acabar trazendo a doença à tona. E é exatamente sobre isso que iremos falar! Conheça a seguir os 5 principais gatilhos para a depressão!
1. Abuso de álcool ou drogas
O consumo de álcool ou drogas está diretamente ligado à depressão. O uso contínuo bem como o consumo em excesso causa mudanças no humor e sintomas depressivos na maioria das pessoas. Desta forma, podemos afirmar que ambas as substâncias são gatilhos para a depressão. Entretanto, muitos pacientes acabam apresentando grande melhora após a retirada destas substâncias. Em outras palavras, evite consumir drogas e no caso do álcool, evite o consumo frequente.
2. Eventos traumáticos
A perda de um ente querido, um acidente grave, assim como uma situação de medo ou violência de grande proporção são exemplos. O indivíduo pode perder o interesse em suas antigas atividades de prazer e perder a conexão com as pessoas. Dessa forma, junto com o medo e “flashes” do ocorrido, a pessoa vai se tornando mais retraída, o sono é impactado bem como apetite e humor. Assim, a depressão costuma chegar. Por isso, a terapia e tratamento médico são muito importantes após eventos traumáticos. Não deixe de buscar ajuda!
3. Problemas de saúde crônicos
Nestes casos, o desenvolvimento da depressão pode se dar pela contemplação da nova situação, ou seja: A percepção de que tem uma condição de saúde delicada e que pode ser para sempre.
4. Questões financeiras
A perda de um emprego, falência ou qualquer situação financeira grave também podem ser um gatilho para a depressão. Neste momento de pandemia mundial milhares de pessoas perderam seus empregos ou tiveram que declarar falência de seu negócio, por exemplo. Por se tratar de algo totalmente repentino, muitos necessitaram de auxílio psicológico para superar a crise. Em outras palavras, a sensação de “fim da linha” é muitas vezes desesperadora.
5. Problemas amorosos
Muitas vezes, os problemas amorosos são subestimados pelas pessoas. Entretanto, o luto pelo fim de uma relação pode ser semelhante ao luto pela perda de um ente querido. Assim, é muito comum que exista dificuldade em seguir a vida depois do episódio de separação. Por isso, buscar ajuda psicológica é sempre a melhor opção para conseguir lidar de forma saudável com a separação.
6. Estilo de vida
Alguém que se alimenta mal, é sedentário, dorme de forma insuficiente, não se expõe ao sol e passa muitas horas exposto a celulares e computadores pode ter um risco muito maior de desenvolver depressão. Isso porque metabolismo, neurotransmissores, hormônios e humor tendem a estar totalmente bagunçados. Assim, uma mudança no estilo de vida é necessária e útil não só para quem deseja ficar longe da depressão, mas também para quem deseja viver com saúde.
Muitas podem ser as causas da depressão. Entretanto, independente da causa, é fundamental buscar ajuda psicológica e médica sempre! E conte com a Pure Mais para adquirir seus suplementos para auxiliar no seu tratamento!