O tratamento da depressão é feito através de um protocolo padrão, com medicamentos e terapia. Porém, a cada dia descobrem-se formas alternativas de ajudar o tratamento convencional. Suplementos alimentares, atividade física, meditação, uso de ervas naturais… são muitas as opções! Mas atualmente, o que muito se comenta é a importância de viver em um ambiente organizado durante o processo de cura. Assim, saiba mais sobre o impacto positivo de uma casa arrumada no tratamento da depressão!
Depressão e desorganização: Qual a relação?
Se você é desorganizado e está sofrendo com a depressão, precisa entender melhor essa relação. Primeiro, abandone essa ideia de que “fica à vontade” com desorganização. E segundo, entenda o seguinte: O seu cérebro não gosta de bagunça! Isso mesmo!
Segundo estudos, pessoas que vivem em ambientes desorganizados e/ou sujos, têm mais depressão. Ou seja: Organizar sua casa é importante para a cura! A pesquisa indica que quem vive em meio a bagunça, acaba ficando mais estressado e ansioso. E claro, a depressão está ligada a estes quadros. Além disso, há indícios de consumo de alimentos em excesso por quem vive em ambientes bagunçados. Desta forma, há também o prejuízo direto à saúde, através do sobrepeso. Em outras palavras, é importante que o depressivo viva em um ambiente limpo e organizado!
Como tratar a casa de alguém depressivo?
É isso mesmo que você leu: tratar A CASA. A partir do momento em que a pessoa com depressão está sendo tratada, é hora de tratar o ambiente em que ela vive! Ainda que você seja do tipo que diz não se importar com a bagunça, é impossível negar a sensação de paz e tranquilidade ao entrar em um ambiente organizado e limpo. É algo natural! Sentimos conforto e sensação de bem estar.
Mas como sentir isso todos os dias? Bem, siga estas dicas (é comum que a pessoa com depressão não tenha ânimo para arrumações. Portanto, outros moradores da casa, funcionários ou amigos devem segui-las):
Utilize prateleiras e organizadores a vontade.
Se há lugar para guardar as coisas, é mais fácil manter a organização. Por isso, não economize nesta parte!
Jogue fora ou doe tudo que não é usado
É comum não nos darmos conta que estamos acumulando coisas. Porém, é importante tirar da casa tudo que não é usado. Assim, você libera espaço e evita bagunça! O que estiver em bom estado, doe!
Não deixe coisas no chão
Roupas, livros, bolsas, acessórios bem como produtos de uso pessoal não devem ser deixados no chão. Deixe o chão livre para circulação.
Usou? Guardou!
Depois de qualquer coisa ter sido usada, coloque-a no lugar de origem no mesmo momento. Nada de deixar para guardar depois!
Crie uma rotina de limpeza
Isso pode ser bem difícil, principalmente quando se está enfrentando a depressão. Por isso, se a pessoa que está com o problema é você, contrate ajuda. Caso você esteja convivendo com alguém depressivo, busque ajudá-lo com a limpeza. Jamais deixe alguém com depressão vivendo em meio ao caos!
Por fim, lembre-se: Manter tudo em ordem vale a pena! Em um ambiente organizado e limpo, a cura da depressão ”terá espaço” para chegar à sua vida!