Sabe aquela velha história de beber uma taça de vinho por dia para manter a saúde em dia? Pois bem, a substância responsável por trazer inúmeros benefícios à saúde está presente no vinho, e é conhecida como Resveratrol. Inúmeras pesquisas já foram realizadas com esta substância, e graças aos incontáveis resultados satisfatórios, hoje o resveratrol está estreitamente relacionado à longevidade e saúde.
Deseja saber mais sobre esta substância maravilhosa? Então leia este artigo até o fim e descubra como aproveitar seus benefícios!
O que é?
O Resveratrol é um fitonutriente, ou seja: um tipo de nutriente existente exclusivamente em plantas. Este fitonutriente pertence ao grupo dos polifenóis, e está associado à saúde cardíaca e diversos benefícios que explicaremos mais adiante.
Além disso, este polifenol apresenta ação antioxidante, inibindo assim os radicais livres e prevenindo por exemplo, o envelhecimento precoce.
Onde Encontrar?
O Resveratrol pode ser encontrado em diversas fontes alimentares, veja as principais:
- Uvas;
- Vinho tinto;
- Amendoim;
- Amoras;
- Cacau em pó;
- Mirtilo.
A utilização de um suplemento de resveratrol também é uma excelente opção para pessoas que não apreciam os alimentos fonte.
Benefícios do Resveratrol
O consumo ideal deste polifenol confere diversos benefícios importantes ao organismo, o que o torna indispensável para manter a saúde. Veja os principais:
- Protege as células cerebrais: Através do seu poder anti-inflamatório e antioxidante, as células cerebrais mantém-se protegidas. Desta forma, doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson têm menores chances de se desenvolver em indivíduos que consomem o polifenol.
- Previne o câncer: Há algumas décadas a relação entre o uso de polifenóis e o câncer é estudada, e os resultados são animadores. Em estudos feitos com animais, notou-se que o resveratrol inibe células cancerosas em diversos órgãos. Embora a grande maioria dos estudos sejam com animais, é possível notar uma incidência de câncer muito menor em regiões do Brasil onde existem cultivo de uvas, por exemplo. Este fato é sem dúvidas um efeito positivo do alto consumo de alimentos ricos em resveratrol.
- Previne o aparecimento de diabetes: O resveratrol aperfeiçoa a sensibilidade à insulina e faz com que ela e a glicose sejam bem utilizadas pelo corpo. Quem já apresenta a doença, também obtém benefícios. Problemas como doenças renais, perda da visão e síndrome do pé diabético parecem não aparecer em indivíduos que consomem boas doses deste polifenol.
- Deixa a pele mais bonita: Através do poder antioxidante do resveratrol é possível que a produção de colágeno seja estimulada, e o colágeno já existente não se perca. Desta forma a pele permanece por mais tempo com aspecto jovial e saudável. O tempo de vida das células também é prolongado, o que sem dúvidas mantém os tecidos saudáveis.
Resveratrol e coração
Muitas pessoas sabem que existe esta relação mas não entendem como esta substância age protegendo o coração. Veja os dois principais mecanismos:
- Aumenta HDL e reduz o LDL: O HDL é considerado o “colesterol bom”, pois elimina as gorduras do sangue, evitando assim diversas doenças. Já o LDL é conhecido como o “colesterol ruim”, pois em níveis acima do normal podem aparecer diversas doenças. Por esta razão o resveratrol é conhecido como o “melhor amigo do coração”: Ele mantém os níveis de colesterol dentro do ideal.
- Reduz a pressão arterial: Indivíduos que apresentam a pressão sanguínea acima do normal também se beneficiam com este fitonutriente. Com o consumo regular de resveratrol, substâncias responsáveis pelo relaxamento dos vasos sanguíneos são liberadas pelo corpo. Assim que os vasos tornam-se mais relaxados, a pressão naturalmente reduz.
Como você pôde ver, os benefícios do resveratrol são impressionantes, e consumo desta substância só tem a agregar á sua saúde. Portanto, não perca mais tempo!