O nosso corpo necessita de diversos tipos de vitaminas para que o seu funcionamento seja adequado, e cada uma executa uma função diferente no organismo. A vitamina K é uma delas!
Portanto, se você deseja aprender mais sobre esta maravilhosa vitamina, leia este artigo na íntegra! E não se esqueça de compartilhá-lo com os amigos, ok?
Vitamina K
A vitamina K pertence à classe das vitaminas lipossolúveis, ou seja: Apresenta solubilidade em gordura. Ela é fundamental para o bom funcionamento de alguns mecanismos, como por exemplo, o da coagulação sanguínea.
Sabe quando você corta o dedo, pressiona o ferimento por alguns segundos e em seguida o sangramento estanca? Bem, isso significa que os seus níveis de vitamina K estão ótimos!
Além da coagulação sanguínea, também podemos citar o fortalecimento ósseo e a proteção do sistema nervoso central como suas funções básicas.
O que a maioria das pessoas não sabe, entretanto, é que a vitamina K é dividida em dois tipos diferentes: K1 e K2. Veja as principais diferenças:
Vitamina K1
A vitamina K1 pode ser encontrada em vegetais de cor verde escuro, como por exemplo, brócolis, pepino, e couve. Porém, uma porcentagem muito pequena de K1 é realmente absorvida pelo nosso organismo. Esta quantidade é prontamente utilizada para coagulação sanguínea o que inviabiliza a sua chegada aos tecidos ósseo e vascular.
Vitamina K2
A vitamina K2 é encontrada em alimentos lácteos comumente fermentados pelas bactérias do intestino. Queijos e iogurtes são ótimos exemplos de fontes de k2. Este tipo consegue ser absorvida e direcionada aos tecidos ósseos, vasculares e até mesmo cartilaginosos.
Por isso, o ideal é que procuremos sempre manter uma alimentação variada, pois desta forma temos acesso aos dois grupos de vitamina K.
Sinais de deficiência
Os primeiros sinais da deficiência desta vitamina são pequenas hemorragias, dificuldade de estancar sangramentos e o surgimento de hematomas na pele.
Porém, uma deficiência mais severa, pode levar ao aparecimento de alguns problemas sérios, como por exemplo:
- Osteoporose
- Problemas neurológicos (estudos apontam que a deficiência de vitamina K favorece o aparecimento de demência);
- Cáries Dentárias;
- Varizes;
- Doença cardiovascular;
- Formação de placas obstrutivas nas artérias.
Portanto, é de grande importância que se observe os sintomas iniciais, para que seja possível reverter a deficiência o mais rápido possível.
Benefícios da Vitamina K
Manter os níveis de vitamina dentro do normal é fundamental para a saúde. Veja os principais benefícios que ela promove à saúde:
- Recupera o corpo rapidamente em casos de cortes e contusões (graças ao efeito anti-hemorrágico);
- Mantém a saúde cerebral (protegendo as membranas e demais estruturas celulares do cérebro);
- Alivia dores menstruais (regula hormônios e graças a sua função no sistema de coagulação, evita sangramento excessivo);
- Protege o corpo do surgimento de alguns tipos de câncer (reduz o risco de cânceres agressivos, como por exemplo: próstata, fígado, estômago e cólon);
Como evitar a falta de vitamina k?
Primeiramente você deve manter uma alimentação rica em vegetais verdes e alimentos lácteos, pois desta forma você terá acesso aos dois tipos de vitamina (k1 e k2).
Porém, pode haver alguns problemas intestinais ou absortivos que podem dificultar a absorção da vitamina, fazendo com que mesmo ingerindo boas quantidades diariamente ainda exista uma deficiência, ou o indivíduo simplesmente não costuma consumir os alimentos fonte.
Neste caso, é possível ingerir a vitamina de forma fácil, rápida e segura, através da suplementação de vitamina k.
Consumindo uma cápsula ao dia, você mantém os níveis dentro do normal, previne doenças e melhora a sua saúde e qualidade de vida!
Clique aqui e adquira já o seu suplemento!