O sonambulismo é um problema que costuma afetar crianças, por conta do processo de desenvolvimento cerebral. Entretanto, é comum que adultos e até mesmo idosos tenham episódios de sonambulismo. Entre os diversos fatores que podem causar o problema, o sono de má qualidade é um dos mais comuns. Por isso, se você ou algum conhecido anda apresentando sonambulismo, este artigo é para vocês!
Entenda o que é o sonambulismo
O sonambulismo é um tipo de distúrbio que ocorre durante o sono “não-REM”, ou seja: durante o estágio de sono profundo. Quem apresenta o problema faz várias atividades, como levantar, andar, pegar objetos, carregar coisas… Porém sem ter consciência do que está fazendo. É comum, inclusive, que a pessoa não lembre do que fez no outro dia.
Estes episódios podem acontecer em noites alternadas ou ainda todas as noites. Considerando que existem casos onde a pessoa pode oferecer perigo à própria vida (podendo se machucar ou até sair de casa enquanto dorme), é importante buscar tratamento.
Sonambulismo e sono de má qualidade
Muitas são as causas que levam uma pessoa a ter sonambulismo. As mais comuns são: depressão, asma, ansiedade, apneia do sono, estresse, uso de drogas ou medicamentos e claro, os problemas para dormir. Segundo estudos, as noites mal dormidas têm relação direta com o problema. Isso acontece porque, por estar com corpo e cérebro cansados pelo sono de má qualidade, quando a pessoa finalmente adormece, fica presa entre os estados de sono e vigília. É neste período onde os episódios acontecem.
Sintomas
Os sintomas são claros como água. E claro, podem causar certo espanto em quem presencia os episódios. Isso porque o sonâmbulo costuma manter os olhos abertos durante todo o tempo.
- Levantar durante a noite
- Arrumar a casa
- Comer ou ir no banheiro
- Trocar de roupa
- Tomar banho
- Falar (geralmente coisas sem sentido)
É claro que estes são os sintomas do sonambulismo já em curso, porém é importante prestar atenção nos sintomas apresentados pela pessoa ACORDADA, que podem ser gatilhos para os episódios, como por exemplo:
- Cansaço extremo
- Dificuldade para dormir
- Irritação
- Ansiedade bem como episódios depressivos
- Problemas respiratórios que prejudicam o sono
Como tratar o sonambulismo causado pelo sono de má qualidade
Caso você perceba que a possível causa dos episódios são problemas para dormir, é importante agir direto no problema. Algumas mudanças na rotina podem ajudar, como por exemplo:
- Evitar o uso em excesso de aparelhos eletrônicos (principalmente à noite)
- Praticar atividade física
- Reeducar a alimentação
- Evitar bebida alcoólica, cigarro bem como drogas de qualquer tipo
- Evitar cafeína em excesso (consumir no máximo 3 xícaras) assim como qualquer bebida energética
Além disso, o uso de melatonina pode ajudar com o processo. Isso porque induz o sono e possibilita dormir com qualidade. Além da melatonina, o uso de 5-HTP também pode ser útil caso a pessoa também esteja sofrendo com estresse, ansiedade ou princípio de depressão. Este efeito é possível pois o 5-HTP aumenta a produção de serotonina naturalmente no corpo.
Na maioria dos casos é possível resolver a questão de forma fácil. Entretanto, não deixe de buscar orientação médica antes de qualquer intervenção!