Ansiedade na gravidez: como evitar a preocupação excessiva?

Um dos maiores desafios na gravidez é enfrentar a ansiedade! Por mais que seja normal essa mistura de sentimentos e inseguranças, algumas mamães passam do ponto e acabam cultivando preocupações excessivas, deixando de curtir o momento único que é a gestação!

A ansiedade perinatal vem acompanhada de inquietude, insegurança, medo, pensamentos catastróficos, ou seja, uma sensação de angústia e mal-estar constante. E não é só isso, alguns sintomas da ansiedade no período perinatal são confundidos com os próprios sintomas físicos da gestação, como o cansaço, fadiga, tremores e falta de ar.

Quando o psicológico toma conta, a probabilidade de afetar a saúde da mãe e do bebê é maior. Por isso, procurar ajuda para aliá-la à mudanças no estilo de vida são essenciais para evitar esse conflitos internos. Pensando nisso, a Pure Mais preparou um conteúdo com algumas dicas simples de como evitar a preocupação excessiva durante a gravidez. Quer saber como? Então, acompanhe a leitura!

Porque a ansiedade na gravidez pode atrapalhar?

Difícil estar grávida e não ficar pensando como será o rostinho do bebê, não é mesmo? E não é só isso! Além de imaginar como serão suas feições, as preocupações durante a fase da gestação e com o nascimento também não saem da cabeça de muitas mamães, deixando até de curtir o momento único com tanta inquietude.

No entanto, nutrir sentimento de ansiedade e angústia em excesso pode afetar a saúde psicológica da futura mamãe e o desenvolvimento do bebê. Por isso, é fundamental controlar as emoções para que a fase da gestação seja a mais plena possível!

Não podemos deixar de mencionar que o bebê que passa pela ansiedade perinatal costuma ser mais irritado e chorão, e as mamães têm mais risco de evoluir para uma depressão pós-parto. Essa fase tão esperada por todos precisa ser leve e tranquila, não só pelo bem estar da gestante, mas pelo neném que sente todas as angústias da mãe no ventre.

Bom, quem já passou por isso sabe que não é nada fácil se adaptar a tantas transformações de gerar uma nova vida sem a ansiedade tomar conta, não é? Mas calma que é possível equilibrar as emoções de maneira bem simples! Confira algumas dicas e coloque elas em prática durante toda a gestação. Vamos lá?

Pratique atividade física

Você sabia que a prática de exercício físico é uma das formas mais eficazes de combater a ansiedade na gestação? Mas lembre-se que qualquer atividade deve ser feita sob orientação médica! Os exercícios podem ser iniciados em qualquer fase da gestação. Além de contribuir para o trabalho de parto normal, ajuda no retorno do peso após o parto.

Para as mulheres que têm um estilo de vida mais sedentário, exercícios mais leves e de preferência dentro da água são os mais indicados. Confira a lista de exercícios aconselháveis para fazer na gestação:

  • Caminhada;
  • Corrida leve;
  • Pilates;
  • Hidroginástica;
  • Bicicleta ergométrica;
  • Alongamento;
  • Musculação leve.

Cuide da alimentação

Durante a gestação, manter uma alimentação adequada deve ser prioridade para evitar consequências negativas para a saúde da mãe e do bebê. Existem alimentos que são responsáveis pela produção de serotonina – hormônio da felicidade – como ovos, mel, alface, maçã, entre outros.

Além de investir nesses alimentos, chá que tem efeito calmante também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade durante a gestação. Um bom exemplo é o famoso chá de camomila!

Durma bem

Sono de qualidade é um excelente método para controlar a ansiedade na gestação, além de ser primordial para a saúde da mãe e do bebê – melhora a imunidade e contribui para o desenvolvimento dele. Nos últimos três meses de gravidez, muitas mulheres têm dificuldade de um sono contínuo. Afinal, encontrar uma posição confortável para dormir nessa fase pode ser uma missão quase impossível!

A dica é adotar o hábito de dormir do lado esquerdo e com os joelhos dobrados. Um travesseiro entre as pernas ajuda aliviar a pressão nas costas. Antes de deitar, tome um banho relaxando e tome um chazinho calmante, isso pode deixar o bebê menos agitado quando for dormir. Além disso, é importante evitar TV e aparelhos eletrônicos, pois a luz atrapalha e desperta o sono.

Meditação e Yoga

Controlar a ansiedade não é nada fácil, principalmente no finalzinho da gravidez. Portanto, as técnicas de respiração e relaxamento utilizadas na meditação e yoga são ótimos aliados para tornar esse estágio menos conturbado.

Os exercícios ajudam a controlar a mente e o corpo, deixando tudo mais leve e tranquilo. Inclusive, a prática da Yoga contribui para circulação sanguínea, trazendo mais energia e disposição para a mamãe.

Parece besteira, mas a respiração é uma grande aliada para as gestantes, principalmente na hora do parto. Além de trazer calma e equilíbrio, contribui para a oxigenação dos músculos.

Terapia

Nada mais eficiente para ansiedade que a terapia! Com a ajuda de um profissional e com a abordagem correta, é possível compreender a origem do problema e do excesso de preocupação que a futura mamãe alimenta. O quadro clínico pode ser resolvido com sessões de terapia e mudanças no estilo de vida.

O apoio da família durante a fase de gestação e após o nascimento do bebê é incrivelmente importante para o nosso bem-estar no período gestacional.

É compreensivo o nervosismo aumenta com a gravidez, principalmente quando a nascimento vai se aproximando a mãe ainda não sabe como serão os dias com o bebê em seus braços. Por isso, caso identifique os sinais de que a ansiedade está ultrapassando dos limites, converse com sua família e informe o seu médico. A sua saúde e a do seu bebê são primordiais!

Gostou do conteúdo? Coloque nossas dicas em prática e leve seu pré-natal com mais leveza. Inclusive, você pode consultar uma psicóloga para entender melhor quais são os sintomas de uma crise de ansiedade na gravidez. Ah, e fique sempre por perto da família, tente distrair seus pensamentos com as coisas lindas que a maternidade proporciona!

Por hoje é só! Continue acompanhando o blog da Pure Mais e confira outras dicas sobre essa fase única e cheia de emoções. E não esqueça de compartilhar com suas amigas gravidinhas, viu?

Até o próximo post!

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora