Degeneração Macular Relacionada à Idade? Saiba mais

É muito comum constatarmos que nossos familiares e amigos mais idosos apresentam problemas de visão. A grande maioria deles sofre com a Degeneração Macular Relacionada à idade é uma doença que ataca diretamente a mácula, área responsável pela capacidade de enxergar com clareza e nitidez.

Se você deseja entender melhor este assunto e principalmente, saber como desacelerar a progressão desta doença, leia até o fim!

Degeneração Macular Relacionada à idade: O que é

Como mencionado anteriormente, esta doença causa a degeneração de uma área do olho responsável pela nossa visão nítida. Assim como o próprio nome já sugere, esta doença acomete pessoas com idade acima de 60 anos, e que  possuam uma predisposição genética para degeneração macular.

A degeneração macular relacionada à idade ou DMRI, pode apresentar-se de duas formas: DMRI seca e DMRI hemorrágica.

DMRI seca

Esta é a forma de apresentação mais comum da doença, e caracteriza-se pela presença de pequenos sedimentos celulares na mácula. Estes sedimentos são facilmente identificados em exames oftalmológicos de rotina, por esta razão é de grande importância que sejam feitas visitas periódicas ao oftalmologista.

Nesta forma da doença, a progressão é mais devagar, e raros são os casos onde a visão perde-se completamente.

Geralmente, após a confirmação do diagnóstico, é indicado que o paciente consuma suplementos vitamínicos. Isso porque vitaminas com potencial antioxidante são extremamente benéficas para os olhos. A dieta também costuma ser modificada pelo médico ou nutricionista, a fim de se conseguir uma melhor resposta de tratamento.

DMRI hemorrágica

Este tipo de degeneração macular relacionada à idade é mais sério, e envolve complicações mais sérias. Neste caso, surgem microvasos sanguíneos irregulares na região da retina, onde podem ocorrer vazamentos. Estes vazamentos agridem a mácula, prejudicando assim a visão.

Neste caso, é bastante comum que exista a perda da visão caso não ocorra um tratamento e controle médico imediato.

Para o tratamento da DMRI hemorrágica é necessário o uso de medicação específica para este tipo de problema. Geralmente, a medicação costuma controlar as hemorragias, evitando assim os vazamentos e danos sérios à visão. A suplementação vitamínica e modificação alimentar também são indicadas para diminuir a progressão da doença.

Principais Sintomas

Assim que a doença começa a aparecer, alguns sintomas são bastante comuns. É de extrema importância que se busque um oftalmologista assim que pelo menos um sintoma seja percebido. Conheça os principais:

  • Visão turva e distorcida (principalmente na região do meio do olho);
  • Aparecimento de traços ondulados na visão;
  • Lentidão para se adaptar a ambientes com pouca iluminação;
  • Percepção de cores com baixa tonalidade;
  • Aparecimento de “pontinhos” na visão;
  • Ressecamento do globo ocular.

Quais são as causas?

Não se sabe ao certo o que causa esta doença, mas existe uma relação com a genética e também com alguns fatores de risco. Veja os principais públicos que costumam desenvolver DMRI:

  • Pessoas que fumam;
  • Indivíduos que possuem casos de degeneração macular relacionada à idade na família;
  • Hipertensos;
  • Diabéticos;
  • Caucasianos;
  • Idosos com idade acima de 60 anos;
  • Pessoas não se alimentam corretamente, e consomem pouca ou nenhuma fonte de vitaminas e minerais;
  • Pessoas com obesidade;
  • Exposição ao sol sem proteção.

Embora a DMRI seja uma doença sem cura, é possível desacelerar a progressão da doença se esta for descoberta cedo. Neste caso, a suplementação vitamínica é um dos pontos fundamentais para que esta desaceleração ocorra.

Por isso, indicamos a você nosso leitor o Preservision. Este suplemento vitamínico é composto por vitaminas antioxidantes, minerais e luteína e zeaxantina, elementos com eficácia comprovada na redução do risco de progressão da doença, segundo o National Eye Institute (Instituto Nacional dos olhos).

Clique aqui e adquira já o seu Preservision de forma rápida e segura!

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora