Dificuldade para engravidar: o que pode estar acontecendo?

A gestação é um período mágico que inclui desafios e experiências únicas. Muitas são as mulheres que querem iniciar a gestação, passar por essas experiências, para enfim, dar a luz.

Elas são normalmente chamadas de tentantes. Pois, ficam um tempo controlando as relações sexuais e o período fértil para conseguir engravidar de forma planejada. Mas nem sempre esse é um processo fácil.

Enquanto algumas mulheres não têm grandes problemas com a fertilidade, outras encontram dificuldades para conseguir engravidar e se frustram com isso. Algumas tentantes até começam a pensar que são inférteis e não conseguirão realizar esse sonho.

Mas fique calma. Não é apenas a infertilidade que impede o início de uma gestação. A Pure Mais quer te ajudar a realizar esse sonho e, por isso, preparou um post com os principais motivos que impedem a gravidez. Continue a leitura e confira!

O que pode estar impedindo a gravidez?

Os motivos que listamos vão desde causas mais simples até problemas que necessitam de um tratamento demorado.

Lembrando que o prazo de um ano tentando engravidar é o mais comum, segundo médicos especialistas. Depois desse tempo já podemos considerar alguma outra dificuldade. Converse com um ginecologista de confiança e tire suas dúvidas.

Períodos férteis incompatíveis

Se você ainda não sabe qual é o seu período fértil veja 5 sinais corporais que vão te ajudar a definir essa época do mês. Se as relações sexuais não forem compatíveis com o momento de fertilidade, as chances de engravidar diminuem consideravelmente.

Por isso fique atenta ao seu período fértil e, se não estiver segura quanto as datas, procure seu médico para te ajudar a descobrir esse período através de uma observação mais cuidadosa.

Idade avançada

A idade também é outro fator que contribui para as dificuldades na hora de iniciar uma gestação. Conforme a mulher vai envelhecendo, a qualidade dos óvulos vai diminuindo.

Isso começa a acontecer depois dos 30 anos. Outra idade muita famosa e temida pelas tentantes é a marca de 40 anos, quando a produção e qualidade dos óvulos está muito debilitada. Após os 50 é possível que essa produção pare totalmente.

Uso de remédios e outras drogas

Alguns remédios podem atrapalhar a produção de hormônios e até desregular essa produção. Isso é tudo que não queremos agora. Mas não basta simplesmente parar de tomar algum remédio. Consulte seu médico para saber se isso é necessário e como deve ser feito.

Um exemplo de remédios que podem diminuir as chances das tentantes são aqueles que possuem corticoides na composição. Eles podem provocar desregulações na ovulação, pois alteram os níveis de cortisol produzidos pelo próprio organismo.

Outro composto muito comum que pode diminuir as oportunidades das tentantes é o ibuprofeno. Mas atenção, é preciso entender que ele não atrapalha diretamente a gestação.

O problema é que esse composto bloqueia a prostaglandina, que é responsável por controlar as inflamações e diminuir a temperatura do corpo, deixando o ambiente mais receptível para os espermatozoides.

Doenças ginecológicas

Algumas doenças na estrutura responsável pela gestação são a causa primária que impede as mulheres de conseguirem iniciar uma gestação. Patologias como a endometriose, síndromes e até os miomas estão nessa lista.

Nesses casos a única opção é procurar um médico para dar início aos tratamentos. A medicina já avançou bastante nesse campo e é capaz de reverter situações que até alguns anos atrás pareciam impossíveis.

Procure um ginecologista de confiança, que seja competente na área e demonstre interesse na sua causa. Se não estiver se sentido segura, não tenha medo de procurar outro médico.

Estresse e ansiedade

Sim, esses problemas não diminuem apenas seu sono. Eles também podem ser os responsáveis pelas inúmeras tentativas sem sucesso de iniciar uma gestação. Nós explicamos.

Uma rotina difícil pode atrapalhar o funcionamento da glândula hipófise, responsável pela liberação dos hormônios femininos relacionados a ovulação. Melhorar a qualidade de vida também é aumentar as oportunidades de gravidez.

Os homens também precisam ficar atentos

Até aqui só falamos das mulheres, mas o lado masculino também pode estar influenciando negativamente nas tentativas. São muitos os fatores que atrapalham a fertilidade masculina, veja alguns:

  • Idade avançada;
  • Obesidade;
  • Problemas genéticos;
  • Álcool e cigarro;
  • Uso de anabolizantes;
  • Disfunção erétil;
  • Complicações pós-cirúrgicas;
  • Manter o notebook no colo.

Esse último item vale a pena ser citado e reforçado, pois muitos o consideram um mito. Mas há base científica para essa afirmação. O notebook, por ficar muito tempo no colo, esquenta os testículos e pode acabar prejudicando a produção e a qualidade dos espermatozoides. É preciso, sim, estar atento.

Afinal, o que posso fazer?

A primeira indicação que devemos te fazer que você procure ajuda médica especializada. Os ginecologistas são médicos especializados na saúde feminina com foco no aparelho reprodutor feminino. Você também pode procurar um obstetra para tirar suas dúvidas. Ele é especializado na saúde feminina durante a gestação e os primeiros dias da criança.

Também existem suplementos que podem aumentar suas chances de engravidar. Eles podem ajudar na regulação hormonal e na diminuição do estresse.

Não desista do seu sonho. A Pure Mais quer te ajudar nessa caminhada rumo a concepção natural, por isso preparamos 5 dicas valiosas para te ajudar a engravidar! Vale a pena conferir!

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora