Dor nas articulações: conheça as causas e tratamentos!

Quem já sentiu dor nas articulações sabe como esse desconforto atrapalha aqui que estamos fazendo, seja trabalhar, descansar ou praticar algum hobby. As causas para essa dor variam bastante e podem ir desde problemas simples até doenças que necessitam de tratamentos específicos.

Quer saber quais são as possíveis causas e soluções para dor nas articulações? Então continue acompanhando o post que a Pure Mais preparou para te ajudar a resolver esse desconforto e voltar ao bem-estar!

Por que as articulações doem?

As articulações, também conhecidas como juntas, são estruturas formadas principalmente por tendões, ligamentos e cartilagem. Suas funções incluem ligar um ou mais ossos e diminuir o atrito entre eles, o que normalmente acontece quando estamos fazendo atividades que gerem impacto.

Como estamos sempre utilizando as articulações para realizar diversos movimentos, é comum sentirmos dores no local, que também podem ser acompanhadas de queimação e restrição de movimentos.

Mas se a dor persistir é preciso tomar alguns cuidados. Confira algumas causas que podem estar gerando dor nas suas articulações:

Artrite

A artrite é uma das causas mais comuns para dor nas articulações, uma das causas para o aparecimento desse problema é o peso em excesso. O desgaste natural das articulações também pode gerar dor, dificuldades para se movimentar e deformidades no local.

Existem outras variações da artrite que acabam gerando desconforto nas articulações. O uso de medicamentos e a realização de exercícios contribui para a prevenção da artrite, mas se a dor persistir é preciso consultar um médico.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença crônica autoimune, isso quer dizer que o próprio sistema imunológico causa o problema na articulação. a dor nas articulações causada por essa doença pode ser mais forte ao acordar. Confira mais alguns sintomas além da dor:

  • Rigidez na articulação;
  • inchaço e inflamação na articulação;
  • Febre;
  • Fraqueza.

O indivíduo que sofre desse mal pode ter períodos específicos de dor ou senti-la constantemente. A doença não tem cura mas pode ser tratada para garantir a qualidade de vida do paciente. O tratamento é feito com anti-inflamatórios e também pode incluir massagem e dietas, ou cirurgias em casos mais graves.

Tendinite

Em casos de tendinite ocorre uma inflamação no tendão, uma estrutura fibrosa que liga o corpo ao músculo. Nesse caso a fonte da dor não é necessariamente na articulação, mas de uma estrutura que está próxima à ela. Veja algumas das partes do corpo mais comuns para o surgimento da tendinite:

  • Punho;
  • Ombro;
  • Tornozelo;
  • Cotovelo;
  • Joelho.

O surgimento desse problema está relacionado com sobrecargas no tendão e também a fatores como falta de alongamento, má postura, movimentos repetitivos, idade avançada e até mesmo estresse

O tratamento pode incluir medidas preventivas como cuidados com a postura e melhoria da ergonomia. Para alivio imediato da dor é possível utilizar gelo, anti-inflamatórios e acupuntura.

Osteoartrite

A osteoartrite é uma doença que causa o desgaste da cartilagem nas articulações e também pode gerar alterações ósseas, uma alteração muito conhecida é o famoso “bico de papagaio”. O tratamento inclui medicamentos e exercícios físicos regulares.

O uso de Glucosamina Condroitina vem ganhando muito espaço no tratamento dessa doença. Temos um post completo sobre o assunto que vale a pena conferir!

Torção no joelho

Se você está sentindo muita dor no joelho, é possível que tenha sofrido uma torção no local. Esse tipo de problema pode ser causado por alongamento excessivo dos ligamentos, movimentos descuidados ou muito bruscos e pancadas no local.

Tudo isso pode causa dor, inchaço e dificultar os movimentos. Para aliviar o incomodo faça uso de gelo no local e evite se mexer. O repouso unido à compressa gelada vai aliviar os sintomas e diminuir o inchaço.

Luxação

A luxação é caracterizada por um deslocamento ósseo que interrompe o contato articular. De maneira simplificada é a separação dos ossos ligados por uma articulação, o que pode acontecer devido a uma fratura. As articulações em que a luxação mais ocorre são:

  • Cotovelo;
  • Ombro;
  • Tornozelo;
  • Dedos;
  • Quadril;
  • Joelho;
  • Fêmur.

Esse é um problema mais sério que pode exigir a realocação do osso, processo feito por um profissional da saúde. Se você sofreu alguma queda ou traumatismo e está sentindo muita dor em alguma articulação, procure um médico.

Como evitar dores nas articulações

A prática regular de exercícios físicos é uma das melhores formas de garantir a boa saúde das articulações. Dietas com peixes e frutos do mar também são recomendadas, esses alimentos possuem substâncias que auxiliam as articulações.

Os suplementos para articulação podem ajudar a evitar dores e manter a saúde dessas regiões, eles são feitos especialmente para esse fim e ainda contém diversas vitaminas que auxiliam no fortalecimentos do sistema imunológico.

Muitas vezes não conseguimos manter uma alimentação correta, que foque no que o nosso organismo precisa para manter suas funções. A ingestão de suplementos pode ser de grande ajuda nesses casos!

Consumir colágeno também pode ajudar no combate e prevenção de dores nas articulações Acesse nosso post sobre suplementação de colágeno e entenda como essa substância contribui para sua saúde!

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora