Que os exercícios físicos são ótimos para a saúde todos sabemos, mas talvez você já tenha ouvido alguém dizer que realizá-los antes da hora de dormir pode atrapalhar a sua noite de sono. E é sobre isso que iremos falar no blog hoje, se fazer atividade física antes desse momento importante pode prejudicar o seu descanso!
Vamos trazer informações essenciais para resolver essa questão e descobrir o que é melhor para a sua saúde. Continue sua leitura por aqui e confira a resposta!
Praticar exercícios antes de dormir faz mal para o sono?
Isso depende de uma série de fatores como: o tipo de exercício, sua intensidade e horário de realização. Juntando todos esses dados é possível encontrar uma resposta para essa pergunta, afinal, existem diversos tipos de treino e eles não podem ser comparados.
Ao realizar algum treino, são liberadas várias substâncias com propriedades relaxantes em nosso corpo, auxiliando na hora de descansar. Mas existe uma observação a ser feita, após a prática dessas atividades o nosso organismo pode levar cerca de 2 horas para retornar a temperatura normal. E quando estamos mais quentes, a eficiência do nosso sono é reduzida.
Então, sabendo disso, devemos procurar um ponto de equilíbrio. Dessa forma, não é indicado realizar treinos muito perto do momento de repouso para não atrapalhá-lo e nem muito longe para não perder os benefícios da ação.
Pode fazer exercício quantas horas antes de dormir?
Como dissemos anteriormente, é necessário encontrar um horário equilibrado para realizar os seus treinos. Segundo pesquisas, o tempo ideal para praticar um exercício de noite é de cerca de 3 horas antes de ir dormir quando as práticas são mais intensas.
É possível também utilizar algumas estratégias para evitar qualquer tipo de problema posterior na hora de se deitar, como ir diminuindo a intensidade no treino conforme for chegando perto do seu final. Isso pode contribuir para que sua temperatura corporal seja reduzida gradualmente e quando você adormecer ela já não esteja tão alta.
Se a noite for o único período do dia em que você pode praticar algum esporte, saiba fazer as melhores escolhas para não acabar prejudicando a sua noite de sono. Afinal, se você fizer uma prancha para tentar definir o abdômen ou uma corrida, sua recuperação durante a noite será provavelmente afetada por realizar uma ação intensa como essa.
Então confira a seguir algumas dicas de quais são as melhores atividades físicas para se praticar antes de dormir.
Qual tipo de exercício é ideal para uma boa noite de sono?
Você viu que diminuir o ritmo da prática um pouco antes de encerrá-la é uma boa tática para evitar problemas com a alta temperatura do nosso corpo antes do repouso, então investir em atividades um pouco menos intensas pode ser uma boa escolha.
Exercícios como caminhada e yoga são ótimos para a sua saúde e o seu sono! Confira aqui uma lista com os melhores treinos para ter uma noite de descanso mais eficiente e acabar com a insônia!
Caminhada
Já adiantamos que essa modalidade é boa para o seu repouso, mas agora daremos mais detalhes sobre ela para ajudar a decidir qual será o melhor tipo de exercício para se fazer. Primeiramente, a caminhada, apesar de ser julgada por muitas pessoas como uma atividade ineficiente, ela é uma ótima opção de treino cardiorrespiratório.
Além dos benefícios para o sistema cardíaco e respiratório, ela também contribui para a qualidade do sono: reduzindo a insônia e latência do sono, segundo pesquisas do Journal of Clinical Sleep Medicine.
Como na dica que demos antes, evite os treinos nas 3 horas antes de deitar e caso tenha que infringir esse limite, diminua o ritmo e intensidade da prática.
Yoga
Essa é talvez a melhor opção de atividade para se executar antes de uma boa noite de sono. A prática do yoga em sua versão nidra auxilia em um relaxamento da mente e do corpo, o que consequentemente ajuda na hora de descansar.
Essa modalidade também diz contribuir para a redução dos sintomas da depressão e ansiedade, além de combater outros problemas como o estresse e as dores em várias regiões como a coluna e o pescoço.
Muitos desses benefícios estão ligados principalmente à capacidade de meditação que o yoga oferece, o que não significa que as posições que exigem da parte física também não tenham uma influência sobre os resultados da ação.
Alongamento
Outra grande modalidade para esse objetivo é o alongamento. Além de suas vantagens na hora do repouso, ela também traz mais flexibilidade e mobilidade para os praticantes, duas propriedades muito importantes para qualquer pessoa.
O alongamento contribui para uma melhora na postura, alívio do estresse, redução de dores de cabeça e na região da lombar, efeitos meditativos, entre outros. De qualquer maneira, a realização dele irá ajudar a melhorar suas noites.
Ele também é uma ação que auxilia na higiene do sono, pois relaxa sua musculatura e inicia a transição do seu organismo em estado de alerta (normal para o dia a dia) para a calmaria de um período noturno. Então, essa é mais uma boa opção para quem deseja se exercitar, mas não tem muitos horários disponíveis.
Agora que você entendeu como os treinos antes de ir se deitar ajudam na sua qualidade de vida, pode se exercitar com muito mais liberdade e conhecimento dos melhores períodos para aproveitar todos os benefícios.
Porém, não basta somente uma boa noite de recuperação e regularidade nas atividades físicas, é necessário investir também em uma boa alimentação e suplementação acompanhada por profissionais da área para que os resultados ideais sejam alcançados.
E se quiser continuar se aprofundando na temática, veja nosso post com 7 dicas para te ajudar a dormir. Te esperamos lá!