A serotonina é um neurotransmissor que possui comunicação direta entre as nossas células nervosas. Mas você sabia que por oferecer tantos benefícios ao nosso corpo e emoções, essa molécula é considerado uma parte essencial no processo de produção do sentimento de felicidade e bem-estar? É isso mesmo!
E se você deseja conhecer um pouco mais sobre o hormônio da felicidade, continue acompanhando nosso post. Iremos trazer detalhes sobre como ele funciona no organismo, para que serve e o que sua falta pode causar. Confira:
Afinal, o que é serotonina?
Produzida a partir do aminoácido triptofano, a serotonina é uma molécula neurotransmissora que atua em nossa mente. A sua função principal é manter a boa comunicação entre o corpo, o sistema nervoso e o cérebro. Além disso, ela também pode ser encontrada no sistema digestivo e sanguíneo.
Há quem consiga aumentar a concentração de serotonina a partir do consumo de alimentos ricos em triptofano ou por meio de exercícios físicos. Entretanto, há quem precise de doses maiores desse hormônio devido a baixa concentração no organismo.
Logo, para essas pessoas é necessário a utilização de remédios e suplementos que são capazes de compensar a falta do neurotransmissor. Nesse caso é muito comum o desenvolvimento de problemas relacionados à depressão, ansiedade, mau humor e insônia.
É preciso estar sempre atento às oscilações de sensações e sentimentos que acontecem conosco. Sendo essa uma maneira de nos precaver de doenças mais sérias que podem ser fatais, como é o caso da depressão. Na maioria dos casos essa condição é tratada a partir de antidepressivos naturais e auxílio psicológico, contudo é necessário manter uma observação constante dos pacientes que estão enfrentando-a.
O que a serotonina faz no organismo e como ela é liberada?
O chamado – e almejado – quarteto da felicidade dispõe de incríveis participantes. São eles a dopamina, endorfina, serotonina e ocitocina.
Não há como discutir a eficiência dessas substâncias químicas naturais em nosso corpo, já que são tão importantes para estimular a sensação de bem-estar. E, por isso, devemos ressaltar a presença da serotonina entre esses quatro, porque ela é a peça fundamental no equilíbrio do nosso emocional.
Podemos dizer que ela funciona como um termômetro. Ou seja, os indícios de que algo não vai bem com esse hormônio é perceptível.
Sua liberação é feita por meio de um neurônio para o outro, até formar um impulso nervoso. Eles podem estar relacionados a um sentimento ou inibições. Além disso, é um neurotransmissor capaz de ter seu trabalho estremecido a partir de influências externas.
Por exemplo, quando acontece algo que nos deixa tristes ou ansiosos, devemos saber que a produção de serotonina será afetada. E é exatamente por conta disso que os profissionais recomendam a realização de exercícios físicos e atividades que gostamos.
Existem tantos estilos esportivos, porque não colocarmos o nosso corpo para se movimentar visando gerar sensações positivas? Pense nisso e tenha em mente que para a manter a constância na liberação desse hormônio aos neurônios o recomendado é que você também mantenha hábitos saudáveis.
Quais são os efeitos que a baixa concentração de serotonina pode causar?
Como dito a pouco, o corpo começa a emitir alguns sinais de que algo não vai bem. Assim, nossos sentidos são prejudicados em razão da baixa concentração de serotonina. Por isso, fique atento a alguns sinais, como:
- Insônia;
- Cansaço excessivo;
- Modificações relacionadas ao desejo sexual;
- Irritabilidade;
- Lapsos de memória;
- Distúrbios alimentares.
Caso você perceba que pelo menos três desses sintomas estão sendo constantes, procure um médico especialista ou um terapeuta. Além disso, reforçar as doses de triptofano por meio de suplementos vitamínicos naturais pode ser uma boa saída.
Um dos mais famosos é o 5 HTP (5-hidroxitriptofano) que é um aminoácido natural. Sua ação é semelhante ao triptofano, o que garante mais disposição ao nosso dia a dia. Além do mais, a combinação de melatonina e 5 HTP é surpreendentemente positiva para aumentar a concentração de serotonina.
Como regular a serotonina em nosso corpo?
Alguns hábitos e ações podem auxiliar no processo que prevê a manutenção dos níveis ideais de concentração de serotonina em nosso corpo. Para aqueles que sentem que o hormônio está em baixa no organismo, é indicado as seguintes práticas:
Meditação e Ioga equilibram as emoções
A meditação faz referência a um exercício capaz de equilibrar as nossas emoções. A sua realização diária ajuda a recarregar as energias para começar ou finalizar o dia, ao depender do horário que você escolher para dar início a atividade.
Outra prática bastante comum de ser feita nesses casos é a Ioga. Voltada para sintomas referentes à ansiedade e ao estresse, ela regula os sinais nervosos e facilita a ação dos neurotransmissores responsáveis pela liberação do hormônio da felicidade – inclusive você pode conferir 3 formas naturais de eliminar a ansiedade aqui em nosso blog!
O sol é um grande aliado da vitamina D
Segundo estudos, tomar sol diariamente – em especial pela manhã – atua no aumento da vitamina D. Mas o que isso impacta no aumento da serotonina?
Simples, a vitamina D impacta na metabolização de triptofano. Assim, a produção de serotonina será bastante acentuada e resultará em sensações incríveis de bem-estar, deixando-nos muitos mais preparados para a rotina corrida dividida entre o lado pessoal e profissional.
Chocolate faz bem sim!
Ah! Quem não gosta de um bom chocolate, não é mesmo? Estudos sugerem que a ingestão desse alimento deve ser de 200 calorias por dia. Essa quantidade possibilita o aumento do neurotransmissor em nosso cérebro, sendo uma ação quase automática por conta do sabor singular e do prazer que temos ao ingeri-lo.
Uma boa dose de afeto pode ajudar o seu dia
Uma boa dose de afeto em nosso cotidiano faz toda a diferença. Não há como negar que um pouco de carinho transforma o humor de qualquer pessoa.
Como dissemos anteriormente, a serotonina sofre influência direta das nossas emoções e sentimentos. Fique por perto de pessoas que você gosta, principalmente quando não está em seus melhores dias. Além da liberação de ocitocina, hormônio que também é responsável pela alegria.
A alimentação ajuda no aumento da serotonina no corpo?
A resposta para essa pergunta é sim, a ingestão de alguns alimentos auxiliam no aumento dos níveis de serotonina presente em nosso corpo. Como dissemos anteriormente, o Triptofano é um aminoácido fundamental na produção do neurotransmissor de sensações que beneficiam a nossa saúde e a boa notícia é que a partir da nossa alimentação nós conseguimos ingerir uma grande quantidade dessa molécula.
Caso você apresente deficiência na produção de serotonina, é indicado realizar refeições que tenham determinadas frutas, vegetais, grãos e carnes, tal como:
- Frutas: banana, abacaxi e abacaxi;
- Vegetais: batata, brócolis e beterraba;
- Oleaginosa: castanha de caju, amêndoas e nozes;
- Carnes: frango e salmão.
Por meio de uma dieta pautada no consumo desses alimentos, é possível verificar um maior equilíbrio emocional. Seu humor será regulado, a perda de memória ficará no passado e a insônia não marcará presença em suas noites. Sem contar no fato que muitos dessas opções citadas possuem nutrientes que ajudam no controle do peso, do colesterol e diabetes.
Conseguiu entender um pouco como a serotonina age em nosso organismo? É um neurotransmissor que faz total diferença em nosso dia a dia. Por isso, nada melhor do que mantê-lo em níveis adequados para que nos sintamos bem e felizes.
Lembre-se que antes de fazer a ingestão de qualquer remédio, seja ele natural ou não, é necessário ter um diagnóstico médico. É só a partir dele que você terá a certeza do que está acontecendo com seu corpo, tanto em aspectos relacionados ao físico quanto ao emocional.
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e continue nos acompanhando para saber mais informações sobre saúde e bem-estar.
Até o próximo post!