Como sabemos, as vitaminas e minerais são de vital importância para a saúde humana, e muitos problemas de saúde são desencadeados por deficiências destes micronutrientes. Com a Vitamina B12 não é diferente. A deficiência de Vitamina B12 é uma das deficiências nutricionais mais comuns, tanto no Brasil quanto em outros países, portanto é fundamental que se tenha conhecimento dos sintomas e formas de tratamento. Leia até o final e saiba como identificar uma possível deficiência desta vitamina!
Vitamina B12: O que é?
A vitamina B12, também é conhecida como cobalamina, é uma vitamina fundamental para a nossa saúde, pois é responsável pelo estímulo de produção de células sanguíneas e proteção do sistema nervoso central, pois ajudam na construção de barreiras protetoras para os nervos.
Além disso, ela também desempenha funções importantes no processo digestivo e proteção cardíaca. Ou seja: Precisamos estar muito atentos aos sinais de deficiência, pois muitas vezes eles acabam passando despercebidos.
Sintomas de Deficiência
Na correria do dia a dia, é muito comum que não se dê a devida atenção aos sintomas de deficiência de vitamina B12, portanto, veja os principais e fique atento:
- Tonturas recorrentes;
- Dificuldade de concentração;
- Dores musculares;
- Cansaço crônico;
- Respiração pesada;
- Pele, cabelos e unhas enfraquecidos;
- Problemas de memória;
- Ausência de fome;
- Dificuldade de fazer a digestão corretamente, podendo apresentar diarreia e dores moderadas na região abdominal;
- Oscilações de humor.
Causas da Deficiência
Assim como toda deficiência de ordem nutricional, a grande maioria dos casos de deficiência de vitamina B12 é causada por uma dieta pobre neste micronutriente. Geralmente, vegetarianos ou pessoas que não comem uma quantidade ideal de proteínas animais apresentam déficit de vitamina B12, pois excluem exatamente os alimentos que são ricos nesta vitamina. Entre os alimentos ricos em B12 podemos destacar:
- Carne vermelha;
- Ovos;
- Fígado;
- Salmão;
- Carne de porco;
- Húmus;
- Carne de Pato;
- Cavalinha;
- Arenque;
- Truta;
- Mexilhão.
Porém, também é comum que fumantes e pessoas que abusam de bebidas alcoólicas apresentem níveis de B12 bastante baixos, por conta das mudanças que as substâncias nocivas causam no corpo.
Além disso, pessoas com problemas no intestino que prejudiquem a absorção dos nutrientes também podem precisar de reposição de vitamina B12.
Suplementação de B12
A partir do momento em que se confirma o diagnóstico de deficiência, é necessário que se comece a realizar a reposição o mais rápido possível, para que sua saúde seja adequadamente reestabelecida.
A suplementação de B12 é extremamente indicada, visto que é a forma mais prática e rápida de se atingir os níveis ideais de vitamina. Portanto, caso você não esteja ingerindo os alimentos ricos em B12 e já apresenta alguns dos sintomas citados anteriormente, procure seu médico para confirmar a deficiência e iniciar a suplementação.
Benefícios
A suplementação de vitamina B12 traz diversos benefícios à saúde, e pode-se sentir claramente a melhora dos sintomas após alguns dias de tratamento. Veja os principais benefícios da vitamina B12:
- Melhora significativa no aspecto de cabelos, unhas e pele;
- Estabiliza o humor;
- Aumento da disposição e energia;
- Previne a anemia;
- Facilita a digestão;
- Melhora do quadro de dores musculares.
E você? Está com a dieta um pouco bagunçada e já percebe alguns dos sintomas característicos? Como você viu, a suplementação de vitamina B12 melhora a saúde e disposição de forma eficaz e rápida! Clicando aqui você adquire a sua Vitamina B12 com segurança e qualidade garantida!
1 comentário em “Vitamina B12 e os benefícios para o organismo”