Vitamina D e gravidez: Entenda essa relação

Milhares de mulheres sofrem com dificuldades para conseguir realizar o sonho de ser mãe, e por vezes a espera da confirmação da gravidez acaba sendo muito angustiante. Já falamos aqui no blog sobre como substâncias naturais como DHEA e Coenzima Q10 podem ser úteis no processo da fertilidade, mas sabia que estas não são os únicos recursos naturais que você pode utilizar? A Vitamina D também é uma grande aliada da concepção!

Leia este artigo até o fim e descubra como esta vitamina pode te ajudar a alcançar a tão sonhada gravidez!

Vitamina D: O que é?

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel (ou seja, necessita de gordura para ser metabolizada) de grande importância para a saúde. Como sabemos, cada vitamina exerce uma função no organismo, porém, a vitamina D é particularmente especial. Esta vitamina executa cerca de 80 atividades diferentes no corpo, e garante o equilíbrio das funções corporais.

Não é a toa que o seu uso ganhou grande notoriedade até mesmo em tratamentos de doenças auto-imunes como artrite reumatoide. A vitamina D controla centenas de genes, e embora seus benefícios estejam relacionados principalmente à saúde dos ossos e aproveitamento adequado de minerais como o Cálcio, sabemos que sua funcionalidade vai muito além.

Vitamina D e Gravidez

Uma das funcionalidades da Vitamina D parece estar relacionada com a gravidez. Descobriu-se através de estudos que cerca de 85% das mulheres com dificuldade para engravidar apresentam deficiência desta vitamina.

Mas como a Vitamina D atua no processo de fertilização? Bem, sabe-se que esta vitamina está ligada a diversas funções do aparelho reprodutor das mulheres. Quando falamos em concepção, esta vitamina atua diretamente no sistema imunológico da mulher. Desta forma, a vitamina garante que a gravidez ocorra com sucesso a partir dos seguintes mecanismos:

  • Fixação correta do embrião: Para que a concepção ocorra corretamente, o embrião necessita estar devidamente fixado na parede do útero. Do contrário, ocorrem os abortos. A vitamina D garante que a fixação correta ocorra, independente da forma de concepção (forma natural ou por fertilização in vitro).
  • Produção de óvulos saudáveis: Conforme o avanço da idade ocorre ou exista a exposição a outras doenças, a qualidade dos óvulos pode ficar prejudicada. Por este motivo, a suplementação com a vitamina é altamente recomendada, pois auxilia na produção de óvulos mais sadios.

Além disso, a vitamina também pode auxiliar os homens no processo de concepção. Isso porque a vitamina D fortalece e também melhora a qualidade dos espermatozoides masculinos.

Como reverter a deficiência?

A quantidade indicada é de 10.000 UI ao dia, algo que se pode alcançar com exposição solar diária e alimentação rica em ovos, peixes, carnes e leite. Mas porque milhares de pessoas apresentam deficiência desta vitamina, com formas tão simples de obtê-la?

Bem, devemos ter em mente que o estilo de vida dos brasileiros se modificou muito nas últimas décadas. A grande maioria dos empregos não possibilitam que as pessoas se exponham ao sol. Além disso, devido às alergias alimentares e alimentação desregrada da população, a obtenção da vitamina pelos alimentos também acaba prejudicada.

Desta forma, a maneira mais fácil, rápida e eficaz de se obter a vitamina D é através da suplementação de Vitamina D. Desta forma, consumindo o suplemento, você garante o aporte correto deste micronutriente e o melhor: Fortalece seu sistema reprodutor para alcançar a tão sonhada gravidez!

Não perca mais tempo, clique aqui e adquira já a sua Vitamina D!

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora