A suplementação de vitaminas para idosos é uma grande aliada para quem deseja continuar realizando suas atividades com força e vigor nessa etapa da vida. Infelizmente, com o passar do tempo, é comum que a gente vá ficando mais enferrujado e precise estar mais atento a nossa rotina de vida!
Além de uma alimentação balanceada e exercícios físicos adequados, também é preciso se atentar às vitaminas essenciais nesse período da vida. Quer saber quais são? Então continue a leitura e confira tudo que a Pure Mais preparou para te ajudar a chegar na terceira idade com disposição e bem-estar!
Quais as principais vitaminas para idosos?
Com o passar do tempo, é compreensível que o nosso organismo não funcione a todo vapor como quando tínhamos 18 anos. Como um dos problemas mais frequente no avanço da idade, está a dificuldade para processar e absolver vitaminas que são extremamente importantes ao nosso corpo.
Essas vitaminas, além de serem responsáveis por manter as funções vitais do nosso organismo em dia, também atuam como tratamentos para combater o envelhecimento. Continue a leitura e confira nossa lista completa com as principais vitaminas na terceira idade:
Vitamina C
Umas das propriedades mais importantes da vitamina C para os idosos, é sua capacidade de ajudar o organismo a absolver ferro – extremamente importante na prevenção da anemia. O micronutriente ainda é antioxidante e também fortalece o sistema imunológico, o que ajuda a evitar e combater doenças com mais eficiência!
A suplementação é interessante em diversos casos, já que possui fórmulas concentradas e são mais fáceis de tomar. Consulte seu médico para fazer uma dosagem assertiva, que esteja de acordo com o que você precisa!
Vitamina D
A vitamina D é mais uma que não pode faltar no cardápio de quem está avançando na melhor idade. Ela pode ser encontrada em derivados de leite e principalmente dos raios solares. Ah, e também ajuda o intestino trabalhar direitinho, em uma melhor formação óssea, na saúde do coração, no crescimento celular e no fortalecimento da imunidade.
Vitaminas do complexo B
O complexo B possui diversas vitaminas muito importantes, como a vitamina B1, B6 e B12. Elas são necessárias tanto para a produção de energia, como para a proteção das células nervosas. Por isso não podem faltar no seu organismo!
Além disso, a suplementação de vitaminas do complexo B é essencial para o cuidado com a memória. Elas também agem contra a oxidação do tecido e influenciam na imunidade. Você pode encontrar esse tipo de vitaminas em menor quantidade nos seguintes alimentos:
- Leite;
- Sementes;
- oleaginosas;
- Ovos;
- Carne;
- Cereais;
- Leguminosas.
Vitamina A
Um dos problemas mais comuns com o avanço da idade é a perda da qualidade na visão. Vitaminas do tipo A são grandes aliadas nesse momento, pois possuem um papel importante na saúde das córneas e da visão de forma geral. O que muitos não sabem é que ela também diminui riscos de infecção.
A vitamina A ainda possui outros benefícios, que fazem dela uma substância indispensável na terceira idade. Os níveis corretos dessa vitamina proporcionam uma melhora na imunidade, além de ajudar na manutenção dos tecidos. Por último, vale citar também a ação da vitamina A no desenvolvimento dos ossos.
Os carotenoides – substância que o organismo transforma em vitamina A – podem ser encontrados em alimentos como mamão, manga e espinafre. O fígado e o ovo também são boas fontes diretas da vitamina, além do óleo de peixe.
Vitamina E
A vitamina E não poderia faltar na lista de vitaminas que nós elaboramos, sabe o porquê? Possui propriedades antioxidante, ajudando o organismo a eliminar impurezas com mais facilidade, fortalece a imunidade, te deixando longe de gripes, COVID-19 e outros vírus. Também é ideal na prevenção de doenças vasculares e degenerativa, além de combater aos radicais livres.
Ah, radicais livres são responsáveis diretos pelo envelhecimento precoce. Manter os níveis corretos de vitamina E no organismo é ideal manutenção de uma pele mais jovem, viu? Óleos vegetais e frutos secos são ótimas fontes da substância, que também pode ser adquirida através de suplementação.
Por que tomar vitaminas para idosos?
Envelhecer é algo inevitável, afinal, faz parte do ciclo da vida. Contudo, isso não significa que você deva perder todo o vigor físico e mental. Fazer desse momento a sua “melhor idade” é possível quando adotada a rotina certa.
Optar por um dia a dia mais ativo, com a inclusão de atividades físicas e alimentação saudável, é um ótimo começo para aproveitar esse período da vida com mais disposição. Contudo, quando isso não for suficiente, a suplementação vitamínica pode ser uma opção!
Procure seu médico ou nutricionista para descobrir qual é sua carência e realizar uma suplementação mais assertiva. Alie isso a uma rotina de exercícios e boa alimentação para obter resultados ainda melhores.
Obrigado e até o próximo post!