O sonho de aumentar a família através da chegada de um bebê é a realidade de milhares de casais, assim como a ansiedade e expectativa para que este sonho se concretize rapidamente. Entretanto, sabemos que a concepção pode demorar um pouco para acontecer, visto que depende de diversos fatores. Por isso, para ajudar você tentante a ficar mais perto do seu sonho, nós trouxemos 6 hábitos que você deve abandonar para aumentar suas chances de engravidar logo! Pegue papel e caneta e vamos lá!
1. Fumar
Não é novidade para ninguém que o cigarro é extremamente prejudicial à saúde. Porém, as mulheres tentantes têm uma razão a mais para abandonar este hábito de uma vez por todas: Ele prejudica a fertilidade. Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, o cigarro é a principal causa de infertilidade em até 13% dos casos. Isso porque o fumo prejudica os óvulos, de forma que além de ser mais difícil ocorrer uma concepção de sucesso, também há altos riscos de abortos. Por isso, corte este mal pela raíz!
2. Beber café em excesso
O consumo de café em altas doses pela população brasileira é muito comum. Entretanto, mulheres tentantes devem maneirar no consumo. Isso porque o excesso de cafeína parece prejudicar a contração uterina e viscosidade do muco cervical feminino, o que prejudica o processo de chegada do óvulo ao útero, bem como a chegada dos espermatozoides até o mesmo. Por isso, procure beber entre 2 a 3 xícaras diárias, no máximo.
3. Ficar ansiosa e comparar-se com outras mulheres
É bem verdade que a ansiedade para ver o “positivo” no exame de gravidez é muito grande entre as tentantes. Mas já é comprovado que a ansiedade em excesso acaba atrapalhando mais do que se pensava. Por isso, comece as tentativas mas evite viver em completo estado de ansiedade, comparando-se com mulheres que já engravidaram. Lembre-se: A demora de até 1 ano para engravidar é considerada normal, portanto, não se preocupe tanto!
4. Alimentar-se mal
Nós somos o que comemos. Por isso, mulheres tentantes que se alimentam mal, geralmente têm mais dificuldade para engravidar. Isso porque a ausência de nutrientes essenciais, bem como o excesso de gordura e açúcar tendem a causar problemas não só metabólicos como também hormonais. Por isso, é fundamental que a mulher evite alimentos industrializados e se alimente da forma mais natural possível. A procura por um nutricionista pode ser de grande utilidade neste momento!
5. Consumir bebidas alcoólicas frequentemente
Pois é. Embora ainda não se tenha total clareza a respeito dos mecanismos envolvidos na relação álcool x fertilidade, sabe-se que mulheres que bebem frequentemente têm menores chances de sucesso na concepção. Segundo estudo realizado em 2013, mulheres que consumiam 3 taças de vinho durante a semana tinham até 30% menos chances de engravidar. Por isso, evite o consumo enquanto estiver tentando engravidar!
6. Consumir medicamentos por conta
Quem nunca tomou remédios por conta, não é? Bem, se você é tentante, é fundamental que você evite este hábito. Isso porque, dependendo do medicamento, é possível que você prejudicando a sua fertilidade. Anti-inflamatórios, corticóides e até mesmo descongestionantes são exemplos típicos de medicamente muito usados, que podem atrapalhar a concepção. Assim, converse com seu médico e evite a automedicação!