Diferente do que muitas pessoas pensam, não é apenas a alimentação da gestante que deve receber atenção total. Enquanto tentante, a mulher também deve estruturar sua alimentação a fim de fornecer todos os nutrientes essenciais para nutrir e preparar o corpo da mulher para a gestação. Obviamente, uma rotina alimentar rica e diversificada, que contenha uma boa distribuição de todos os minerais e vitaminas é fundamental, mas existem 5 nutrientes que a tentante deve focar sua atenção! Leia este artigo na íntegra e descubra quais são!
1. Vitamina D
Atualmente, milhares de pessoas apresentam deficiência de vitamina D, pois sua produção depende da exposição solar diária (o que é cada vez mais raro entre a população). Desta forma, é fundamental que a tentante preste atenção neste ponto. Isso porque a deficiência de vitamina D está diretamente ligada não só à dificuldade de engravidar mas também nascimentos prematuros, má formação óssea, infecções respiratórias e até mesmo pré-eclâmpsia e diabetes gestacional quando a concepção ocorrer. Por isso, busque se expor ao sol por 20 minutos ao dia, ou suplemente a vitamina D.
2. Ferro
Segundo dados da OMS, 40% das gestantes apresentam anemia por deficiência de Ferro, problema que geralmente já está instalado antes mesmo da gravidez acontecer. Desta forma, é fundamental que a mulher tentante busque se alimentar corretamente, para garantir um bom aporte de Ferro antes e depois de engravidar. Assim, aposte em carnes magras, vegetais verde escuro, feijão e ovos.
3. Folato
O folato é tão importante para a gestante, que geralmente os médicos indicam a suplementação deste micronutriente para a tentante. Isso porque o folato garante um bom desenvolvimento do tubo neural do bebê. Por isso, se você pretende engravidar logo, a suplementação é fundamental! Converse com seu médico!
4. Vitamina A
A deficiência de vitamina A é extremamente comum em países em desenvolvimento. Na gestação, esta vitamina é fundamental para o desenvolvimento do feto. Devido ao seu papel importante em processos como ciclo visual, crescimento e diferenciação das células, a vitamina deve estar presente na rotina alimentar da mulher tentante. Por isso, consuma diariamente alimentos como: gema de ovo, manga, mamão, cenoura, manteiga, batata doce e moranga.
5. Zinco
Infelizmente, este mineral também apresenta um alto índice de deficiência entre as gestantes, o que é muito preocupante. O Zinco é tão fundamental para a saúde gestacional, que a necessidade deste micronutriente aumente durante a gravidez. Mas porque ele é tão importante? Bem, o Zinco atua diretamente no desenvolvimento do sistema endócrino, imune e de crescimento do bebê. Além disso, a síntese de proteínas e de novas células também depende deste mineral. Ou seja: Você tentante deve consumir Zinco diariamente!
Assim, a suplementação de zinco pode ser a forma mais eficaz de fornecer este micronutriente para a tentante e também para a gestante. Você pode adquirir o seu direto do site da Pure Mais, clicando aqui!
Como tentante, é fundamental que você não esqueça de focar nestes nutrientes. E claro, uma alimentação variada, natural e balanceada é sempre indicada para quem deseja engravidar logo e com saúde. Se necessário, não deixe de buscar ajuda de um nutricionista para planejar uma alimentação individualizada!