A biotina nada mais é que uma vitamina do complexo B, mais especificamente a B7. Ela tem um importante papel na formação e manutenção da pele, unhas e cabelo, ou seja, grande aliada da beleza. Ela também é responsável pelo armazenamento de energia e manter a produção de proteínas.
Encontrada naturalmente em diversos alimentos, a B7 também é indicada como suplementação para obter a qualidade necessária para o bom funcionamento do organismo. Para saber mais sobre esse importante nutriente, acompanhe a leitura com a Pure Mais!
O que é biotina?
Biotina é um nutriente, conhecido cientificamente como Vitamina B7, essencial para o bom funcionamento do organismo. Ela tem um importante papel na formação e manutenção da pele, cabelos e unhas. Além de participar de vários processos importantes no corpo.
Essa importante vitamina classificada como hidrossolúvel, ou seja, não é armazenada em nosso corpo, precisa ser consumida diariamente para evitar a deficiência. Ela está presente em alimentos como nozes, carne vermelha, gema de ovo, leite e frutas.
Biotina: para que serve?
Por ser uma vitamina do complexo B, a biotina é responsável pelo processo de metabolização de macronutrientes – gorduras, carboidratos e proteínas – dos alimentos ingeridos, transformando em energia.
Em suma, no momento em que ingerimos alimentos que são fontes destes macronutrientes, a ela age diretamente na transformação dos mesmos em energia, o que possibilita que o nosso organismo desempenhe todas as suas funções de forma saudável.
Esse nutriente também é famoso pela produção de queratina, o que explica os benefícios para o crescimento e manutenção da unha e cabelo, e também a saúde da pele.
Quais são os benefícios da biotina?
Embora as vitaminas do complexo B apresentam diversos outros benefícios para a saúde do corpo, a biotina possui um papel essencial na recuperação dos cabelos, unhas e pele. Afinal, ela é responsável pelo desenvolvimento de folículo piloso e queratina, além da ação antioxidante que auxilia no envelhecimento precoce. Esse nutriente também possui outros benefícios importantes. Se você ainda não sabe quais são eles, confira abaixo:
- Mantém a saúde do coração: protege as artérias da formação de placas obstrutivas que podem ocasionar ataques cardíacos e AVCs. Também ajuda a regular os níveis de colesterol do sangue;
- Mantém a saúde da tireoide: a biotina ajuda a proteger a glândula tireoide. Logo, faz com que peso, fome, humor e disposição fiquem dentro do normal;
- Mantém a saúde neurológica: a vitamina B7, assim como as demais integrantes do complexo B, ajuda a evitar que distúrbios neurológicos comuns na idade avançada apareçam. Também existe uma relação da biotina com a boa função da memória e proteção contra demência;
- Equilibra os níveis de açúcar do sangue: graças ao seu papel na metabolização de macronutrientes e otimização do uso da glicose sanguínea, é possível melhorar a intolerância a glicose e diminuir os riscos de desenvolver diabetes;
- Auxilia no emagrecimento: não há estudos que comprovem a relação desse nutriente com a perda ou ganho de peso. Entretanto, ela atua diretamente no metabolismo, auxiliando no processo digestivo – transformando os nutrientes em energia;
- Gravidez saudável: a deficiência da biotina pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Assim que diagnosticada, o médico responsável pelo pré-natal deve indicar a ingestão de B7 assim como outros suplementos na gravidez.
Sintomas da deficiência de biotina
A deficiência de biotina costuma ser facilmente percebida, e geralmente ocorre por conta de algumas variáveis. Alimentação inadequada, uso constante de medicações fortes como antibióticos e anticonvulsivos, problemas intestinais e absortivos, ou ainda uso abusivo de álcool e cigarro são as causas mais comuns. Os principais sintomas são:
- Queda de cabelo anormal;
- Unhas enfraquecidas e quebradiças;
- Cansaço excessivo;
- Pele seca e sem viço;
- Dermatites;
- Glossite;
- Anorexia;
- Náuseas;
- Depressão;
- Esteatose hepática;
- Hipercolesterolemia;
- Conjuntivite.
Onde encontrar?
Muitos alimentos são fontes de biotina, e eles devem ser inseridos no cardápio diário, principalmente quem está com o nível baixo. Os principais alimentos são:
- Carne vermelha;
- Peixes;
- Ovos;
- Leite e derivados;
- Batata-doce;
- Sementes de girassol;
- amêndoas
- Nozes,
- Amendoim;
- Aveia;
- Banana;
- Maçã.
A suplementação de biotina também é extremamente benéfica para alcançar os níveis desejáveis, e o melhor: não apresenta efeitos colaterais. No entanto, a dosagem deve ser recomendada por médico ou nutricionista após a avaliação de exames que detectam os níveis da vitamina no organismo.
Se você perceber que o seu cabelo ou unhas estão enfraquecidas, pode ser um sinal de que o nível de vitamina B7 está baixo. Por isso, garanta uma boa alimentação, procure um profissional para investigar esses sintomas e mantenha a sua saúde sempre em dia.
Por hoje é só. Continue acompanhando o blog da Pure e Mais e fique por dentro de mais conteúdos como este! Qualquer dúvida, deixe um comentário no campo abaixo, será um prazer respondê-lo!
Até o próximo post!
REFERÊNCIAS:
1. NOVAIS, Vitória Vilela e outros. USO DA BIOTINA NA prevenção E TRATAMENTO DA QUEDA CAPILAR. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2021. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3391
2. NETO, Geraldo Silva Xavier e outro. A INTERFERÊNCIA DA BIOTINA EM EXAMES TIREOIDIANOS. Revista Psicologia e Saúde em Debate, 2018. Disponível em: http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/385
3. LIMA, Aline Pacheco. Fontes de Biotina. Unifesp, 2013. Disponível em: https://www.infoescola.com/bioquimica/biotina/
4. L. Kathleen Mahan, Sylvia Escott-Stump, Janice L. Raymond. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 13ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 207. Disponível em: http://www.ava-edu.net/biblioteca/wp-content/uploads/2020/08/Krause_Alimentos_Nutrio_e_Dietoterapia.pdf