Seja para quem está buscando métodos para engravidar, ou para quem está tendo suspeitas de gravidez, é comum saber que em gestações muito recentes, os níveis de HCG podem ainda não serem altos o suficiente para confirmar a gravidez através dos testes, certo?
Entretanto, nosso corpo não mente, logo no início é possível observar sinais claros de que o bebê está a caminho. Mas afinal, como saber se estou grávida? Para tirar suas dúvidas sobre os principais sintomas de gravidez, confira na sequência os 10 sinais mais comuns que indicam a tão sonhada concepção.
Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez?
Podemos dizer que, na maioria das gestações, os primeiros sintomas aparecem a partir de 2 a 3 semanas após a relação sexual. No entanto, enquanto algumas mulheres são sensíveis a mudanças e apresentam sinais exacerbados, em outras, a gravidez pode ser difícil de ser percebida.
Pensando nisso, separamos os sintomas mais comuns, que são indicativos que tem bebê a caminho. Confira na sequência!
1. Cólica abdominal
As cólicas abdominais são normais quando a gestação está em andamento. Geralmente são semelhantes ao desconforto menstrual, o que leva muitas vezes as mulheres a ignorarem esse sinal. Por isso, preste atenção! Além disso, confira alguns hábitos que tentantes precisam abandonar, aqui em nosso post.
2. Mamas sensíveis
A sensibilidade nos seios é um sinal clássico da gravidez. Sensação de peso e até um pouco de dor podem ser sentidos também. Muitas mulheres acabam não dando a devida atenção a este fato, pois o próprio uso dos sutiãs e roupas apertadas pode gerar este efeito também. Mas não se engane, essa pode ser a confirmação clara da sua tão sonhada gravidez!
3. Aumento do sono
Devido às alterações hormonais que acontecem desde o início da gravidez, é normal sentir cansaço e sonolência durante o dia, principalmente no terceiro trimestre. Então, se você perceber uma certa diferença na frequência e intensidade dessa sensação, pode ser que tenha um bebê a caminho.
4. Sensibilidade aos cheiros
Enjoos e mal-estar quando sente determinados aromas também é muito comum para mulheres que engravidaram. Inclusive, o mal-estar pode surgir ao sentir aromas já presentes na rotina da mulher, como o próprio perfume, cheiro dos produtos de limpeza, desodorantes, etc. Também conhecido como enjoo matinal, esse sintoma clássico pode começar já na 5º semana de gestação.
5. Aumento da libido
A mulher pode perceber um aumento significativo na libido sexual após a concepção acontecer, justamente pela mudança hormonal que ocorre. Mas isso tem uma explicação! O hormônio da testosterona, ligado ao desejo sexual, pode ser produzido em excesso, deixando a gestante com mais desejo.
Se você perceber que a gravidez não foi dessa vez, confira aqui nosso post sobre sinais do seu período fértil e planeje sua gestação!
6. Abdômen inchado
As mulheres podem confundir o inchaço inicial do abdômen com constipação ou até mesmo com o período menstrual. Entretanto, é totalmente normal e esperado que haja esse inchaço na região quando a gestação aconteceu com sucesso.
Mas afinal, como saber se estou grávida pela barriga? Dependendo da idade gestacional, é possível perceber movimentos fetais quando se coloca a mão sobre o abdômen, mas isso só é por volta da vigésima semana. Antes disso, você consegue perceber que sua barriga está aumentando ao se olhar no espelho.
7. Sangramento
Logo nas primeiras semanas após a concepção é comum que haja um pequeno sangramento. Por ser acompanhado de um desconforto semelhante à cólica menstrual, a mulher que está na expectativa da gestação pode até se frustrar com este sintoma, por achar que a gravidez não aconteceu.
Mas é totalmente normal que estes sintomas ocorram, pois são resultados do processo de implantação do embrião na parede uterina. Então, se você apresentar sangramento em menor intensidade acompanhado de dor abdominal, é um sinal de que você pode estar grávida!
8. Mudanças no corrimento vaginal
A mulher expele naturalmente de 1 a 4 ml de líquido vaginal, de cor esbranquiçada ou transparente e consistência leitosa, resultado das células mortas da região, atividade bacteriana e lubrificação natural. Se você estiver grávida, este corrimento provavelmente ocorrerá em maior quantidade, por conta da atividade hormonal aumentada. Então, preste atenção neste detalhe!
9. Mudanças no humor
O estresse e a ansiedade na gravidez são comuns, mas além deles, também existem os episódios de felicidade extrema seguida de tristeza e vice-versa. Como é comum não haver motivos aparentes para tal alteração de humor, esse é um sinal muito claro de gravidez.
10. Atraso na menstruação
Por último, o sinal mais definitivo de todos: o atraso na menstruação! A ausência do sangramento mensal que caracteriza a menstruação costuma ser a primeira suspeita de gravidez. Nesta etapa, geralmente é possível atestar de que tem bebê a caminho com exame de farmácia, porém é sempre indicado confirmar o resultado com o exame de sangue tradicional.
É possível estar grávida mesmo sem sintomas?
Sim, é possível! Algumas mulheres podem engravidar e não apresentar nenhum sintoma durante toda a gestação. A gravidez silenciosa é rara, mas pode acontecer com algumas mulheres, que só descobrem a gestação no momento do parto. No entanto, isso pode trazer riscos para o bebê, afinal, nenhum acompanhamento pré-natal foi realizado.
Quais são os métodos e testes de gravidez existentes?
A confirmação da gravidez pode ser por meios do teste de farmácia (urina) ou de sangue (beta HCG). Atualmente, existem exames de farmácia que apontam até o tempo da gestação. No entanto, o mais seguro e eficiente para confirmar a gestação é o exame de sangue realizado em laboratório que vai mensurar o nível do hormônio HCG presente no sangue.
Embora o de farmácia seja um teste rápido e seguro, pode acontecer de dar um falso negativo. Isso acontece porque a concentração do HCG na urina é menor que no sangue, principalmente no início da gravidez. Dependendo do quão avançado está a gestação, também é possível descobrir a gravidez por meio de um exame de ultrassom.
Gostou do post? Esperamos que as nossas informações tenham te ajudado a entender melhor como saber se você está grávida e como o seu corpo se comporta nesse começo. Se a gestação for confirmada, procure seu médico para iniciar o pré-natal e faça todos os exames e se prepare para uma ingestão de suplementos pós-parto para preservar a sua saúde e a do seu bebê, conforme orientação do profissional.
Por hoje ficamos por aqui, mas não deixe de compartilhar esse conteúdo com outras mulheres tentantes que estão em busca da tão sonhada maternidade. Continue acompanhando o blog da Pure Mais e fique por dentro de mais informações relevantes sobre saúde e bem-estar!
Te esperamos por lá!