Saiba como bebidas alcoólicas e cigarro prejudicam o sono

O consumo de bebidas alcoólicas bem como o tabagismo são muito comuns no brasil. Da mesma forma, a capacidade de dormir dos brasileiros nunca esteve tão prejudicada. Embora muitas pessoas não relacionem estes fatos, a verdade é que o sono de alguém que consome álcool e/ou  fuma é comprovadamente de má qualidade. E nós iremos lhe mostrar como! Veja abaixo os principais danos que álcool e cigarro causam para dormir.

Prejuízo ao sono REM

O sono é dividido em dois estágios: Sono REM e Não-REM. O sono REM é caracterizado por movimentos rápidos do globo ocular. Ao mesmo tempo, o sono REM também é o estágio responsável pelo sono reparador e bom desempenho cognitivo. Pois bem, é aí que o álcool e o cigarro fazem estragos. Sob efeitos do álcool e cigarro, a fase REM acaba tendo seu tempo reduzido, e claro, a qualidade do sono acaba caindo muito. Frequentemente o indivíduo também acorda durante a noite o que também prejudica o sono.

Efeito estimulante

Quando se pensa em dormir com qualidade, a última coisa desejada é uma ”injeção estimulante”, certo? Então, pois é exatamente o que o álcool e o cigarro fazem. No caso do álcool, ele prejudica a ação de neurotransmissores importantes para dormir, causando alta excitação ao sistema nervoso. Já o cigarro, parece estar diretamente ligado à sensação de ansiedade. Ou seja: O combo perfeito para dormir mal!

Apneia do sono

Resumidamente, podemos descrever a apneia como um distúrbio que causa interrupção da respiração diversas vezes durante a noite. O usuário de bebidas alcoólicas e cigarro geralmente acaba enfrentando este problema. É esperado que o consumo do álcool danifique o tônus muscular da boca e faringe dificultando diretamente a respiração. Da mesma forma, a fumaça do cigarro provoca o inchaço na garganta e no nariz, prejudicando a entrada e saída de ar.

Redução da melatonina

O consumo de álcool e cigarro acabam causando danos à produção de alguns hormônios. A melatonina é um destes. Por serem estimulantes, ambos acabam mantendo o corpo em estado de alerta e agitação, ou seja: Ocorre um atraso na produção de melatonina, o que acaba atrasando a sensação de sono e prejudicando a capacidade de dormir.

Estes são apenas algumas das principais formas que cigarro e álcool pode prejudicar seu sono. Obviamente, o melhor cenário é excluir estes “vilões” da sua vida, mas sabemos que pode não ser fácil. Assim, se possível, indicamos que você busque reduzir o consumo de ambos, para evitar danos permanentes ao seu sono e saúde. E claro, caso resolva eliminar o cigarro e o álcool da sua rotina, não deixe de buscar ajuda médica e psicológica.

Você também pode aplicar algumas dicas infalíveis que citamos aqui no blog para te ajudar a dormir melhor!

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora