Tentando engravidar? Evite esses medicamentos!

Se você é tentante, já sabe que pós a decisão de engravidar ser tomada, muitas preocupações passam pela cabeça da mulher. Isso porque, além de precisar seguir alguns passos para aumentar suas chances de sucesso, a mulher também deve ter cuidado com hábitos que podem prejudicar o seu processo de concepção. Entre estes hábitos, o uso de medicamentos é sem dúvidas um dos itens que precisa ser revisto com cuidado pela mulher tentante. Por isso, separamos uma lista de medicamentos para você EVITAR CONSUMIR SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA enquanto está tentando engravidar!

Corticóides

É isso mesmo. Os corticóides são tradicionalmente usados para tratar problemas alérgicos, inflamatórios e imunológicos. Geralmente possuem ótimo resultado, por isso a população tende a usar sem orientação médica quando um problema de saúde que foi resolvido por este medicamento em outro momento se reapresenta. Entretanto, a mulher tentante deve evitá-los, pois eles podem desregular o ciclo menstrual bem como a ovulação. Ou seja: Evite as prednisonas, cortisonas e demais corticóides.

Descongestionantes

Os descongestionantes são os clássicos “aparentemente inofensivos” e você nem imagina o quanto eles são utilizados sem orientação médica! Se você está tentando engravidar, evite consumi-los frequentemente. Por agirem diretamente na redução de muco nasal, facilitando a respiração e eliminando a sensação de entupimento, os descongestionantes podem reproduzir exatamente este efeito no seu muco cervical. Isso acaba prejudicando a mobilidade dos espermatozoides e chegada ao útero, o que diminui muito as chances de engravidar. Por isso, evite o consumo frequente de descongestionantes.

Ibuprofeno

Dezenas de medicamentos para dor acabam tendo ibuprofeno em sua composição, o que faz com que seja um dos componentes mais consumidos. Porém, se você está tentando engravidar, deve evitar utiliza-lo quando sentir dor. O motivo é muito simples: O ibuprofeno pode desregular o ciclo menstrual e prejudicar a ovulação. Isso porque o medicamento é capaz de causar um bloqueio em uma substância naturalmente presente no corpo, e que é responsável por controlar processos inflamatórios bem como a temperatura corporal da mulher, o que é fundamental para criar um ambiente favorável aos espermatozoides.

Também são dignos de atenção redobrada….

Além das opções citadas anteriormente, a mulher que quer engravidar deve consultar seu médico a respeito de medicamentos comumente utilizados para:

  • Tratar acne severa (a isotretinoína é um exemplo);
  • Evitar convulsões (ácido valproico)
  • Controlar a hipertensão (propanolol e inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) por exemplo);
  • Evitar formação de coágulos (anticoagulantes como varfarina sódica);
  • Tratar enxaqueca (sumatriptano, por exemplo).

Obviamente, cada mulher deve ser devidamente avaliada pelo seu médico num todo, para identificar seu estado pré-gravidez e necessidade de retirada ou trocas de medicamentos. Entretanto, é importante que a tentante saiba de antemão o possível efeito destas medicações e evite assim consumi-las por conta própria! Por isso, consulte sempre seu médico e evite qualquer tipo de automedicação!

Não deixe de enviar este artigo para suas amigas tentantes!

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora